Importante: Aldeias/Tropas Especializadas
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I N T R O D U Ç Ã O
Primeiro vou começar com uma explicação simples sobre as unidades para se perceber todo o processo seguinte:
Lanceiro – unidade defensiva contra Cavalaria Leve ou Pesada, ocupa uma unidade.
(DG – 15, DC – 45, DA – 20) (Velocidade – lenta)
Espadachim – unidade defensiva contra Vikings e Arqueiros a Cavalo, ocupa uma unidade.
(DG – 50, DC – 15, DA – 40) (Velocidade – muito lenta)
Vikings – unidade atacante com 40 de Força Atacante, ocupa uma unidade.
(velocidade – lenta)
Arqueiro – unidade defensiva contra Vikings e Cavalaria Leve ou Pesada, ocupa uma unidade.
(DG – 50, DC – 40, DA – 5) (Velocidade – lenta)
Batedor – serve apenas para espiar e não deixar sermos espiados mediante quantidade, ocupa duas unidades.
(velocidade – rápida)
Cavalaria Leve – unidade de ataque com 130 de Força Atacante, ocupa quatro unidades.
(Velocidade – rápida)
Arqueiro a Cavalo – unidade de ataque com 120 de Força Atacante, ocupa cinco unidades.
(Velocidade – rápida)
Cavalaria Pesada – unidade de ataque com 150 de Força Atacante, como também funciona como unidade defensiva contra Vikings e Arqueiros a Cavalo principalmente, ocupa seis unidades.
(DG – 200, DC – 80, DA – 180) (Velocidade – rápida)
Aríetes – unidade de ataque somente para derrube de muralhas, ocupa cinco unidades.
(Velocidade – muito, muito lenta)
Catapulta – unidade de ataque para baixar níveis de edifícios, como também ajuda um pouco na defesa contra Vikings e Arqueiros a Cavalo principalmente, custos elevados e ocupa oito unidades.
(DG – 100, DC – 50, DA – 100) (Velocidade – muito, muito lenta)
Paladino – unidade que serve para ataque e defesa em que se estiver equipado com a arma específica é uma unidade muito poderosa, os apoios com esta unidade acelera as tropas que leva consigo, ocupa 10 unidades.
(Velocidade – rápida)
Nobre – unidade que serve para conquistar outras aldeias, ocupa 100 unidades.
(Velocidade – muito, muito lenta)
Observações:
DG - Defesa Geral – Defesa contra infantaria, única infantaria atacante é o Viking.
DC - Defesa Cavalaria – Defesa contra cavalaria, Cavalaria Leve e Cavalaria Pesada.
DA – Defesa Arqueiros – Defesa contra arqueiros, ou seja, contra Arqueiros a Cavalo.
Para informações mais detalhadas clicar em Ajuda
Editado por hangman a 22/01. às 22:59 horas
MataTD - dolas a 16/01. Às 19:06 horas
Especialização de Aldeias
Uma Aldeia Especializada é aquela que se dedica a produzir APENAS unidades defensivas ou APENAS unidades ofensivas.
Unidades Defensivas: Lanceiro, Espadachim, Arqueiro, Cavalaria Pesada
Unidades Ofensivas: Vikings, Cavalaria Leve, Arqueiro a Cavalo, Aríete e Catapulta
É ABSOLUTAMENTE importante especializar as aldeias para haver um maior poderio seja defensivo como ofensivo. Não há NENHUMA vantagem em equilibrar unidades defensivas e ofensivas na mesma aldeia.
Mesmo que não gostem da idéia de ter uma aldeia sem NENHUMA defesa, isso será necessário, pois caso contrário a vossa força ofensiva será muito fraca. Uma pequena quantidade de defesa na aldeia é praticamente inútil contra a força que uma aldeia TOTALMENTE ofensiva pode causar.
D E F E S A
Agora começa a parte mais interessante, vou explicar como fazer uma defesa eficiente para vocês…
Primeiro, todos sabem que a população é limitada ao máximo de 24.000 habitantes quando a fazenda esta no nível 30, excepto nas aldeias bônus de fazenda, certo?
Então temos que levar a população em consideração em tudo que fazemos…
Outros dos problemas relacionado com este fato é a especialização de aldeias, podem pensar que, se as aldeias têm unidades diferentes, devem também ter edifícios a diferentes níveis certos?
Mas é errado pensar assim, um simples inimigo pode identificar quais as aldeias defensivas e ofensivas simplesmente por ver os pontos de ambas, e depois podem usar isto contra nós.
Agora, vamos construir uma aldeia defensiva desenvolvida em tudo o que é necessário
Construir uma Aldeia Defensiva:
Não vou incluir a igreja, mas quem a tiver já sabe, ocupa no mínimo 5.000 habitantes (excepto a Primeira Igreja)
Edifício Principal (nível 20)
Quartel (nível 25)
Estábulo (nível 20)
Oficina (nível 5)
Academia (nível 1)
Ferreiro (nível 20)
Praça de Reunião (nível 1)
Estátua (nível 1)
Mercado (nível 18)
Bosque (nível 30)
Poço de Argila (nível 30)
Mina de Ferro (nível (30)
Fazenda (nível (30)
Armazém (nível 30)
Esconderijo (nível zero)
Muralha (nível 20)
População: 3.170 habitantes
Pontuação: 9.638 pontos
Usando este tipo de aldeia restam-nos 20.830 unidades para termos um Nuke.
O que é um Nuke?
Um Nuke existe quando as tropas ofensivas / defensivas enchem o espaço da fazenda de uma aldeia por completo.
Para começar, não existe nenhum Nuke perfeito, existe sim, um Nuke adaptado ao teu estilo de jogo e a várias circunstâncias. Num Nuke, estas 3 coisas são fundamentais:
1) Velocidade de construção
2) Eficiência
3) Versatilidade
Vou começar por vários Nukes Defensivos com 20.000 unidades em cada opção, as 830 unidades para completar a fazenda fica aos critérios de cada um, seja fazerem mais tropa de alguma unidade, seja gastar em batedores ou evoluir mais algum edifício.
Poderia já colocar a melhor defesa em minha opinião, mas poderia haver algumas discordâncias, por isso o melhor é apresentar resultados concretos:
(Cada opção contém 20.000 tropas)
Opção 1 – D1:
10.000 Lanceiros
10.000 Espadachins
Recursos necessários:
Madeira – 800.000
Barro – 600.000
Ferro – 800.000
Eficiência defensiva:
Def. Ger. – 650.000
Def. Cav. – 600.000
Def. Arq. – 600.000
Tempo de recrutamento: 30 dias
Conclusão: Equilibrada em recursos gastos como também defensivamente, melhor contra vikings.
Opção 2 – D2:
10.000 Espadachins
10.000 Arqueiros
Recursos necessários:
Madeira – 1.300.000
Barro – 600.000
Ferro – 1.300.000
Eficiência defensiva:
Def. Ger. – 1.000.000
Def. Cav. – 550.000
Def. Arq. – 450.000
Tempo de recrutamento: 40 dias
Conclusão: Gasta muita madeira e ferro, óptima contra vikings, duração demasiado elevada.
Opção 3 – D3:
10.000 Lanceiros
10.000 Arqueiros
Recursos necessários:
Madeira – 1.500.000
Barro – 600.000
Ferro – 700.000
Eficiência defensiva:
Def. Ger. – 650.000
Def. Cav. – 850.000
Def. Arq. – 250.000
Tempo de recrutamento: 34 dias
Conclusão: Gasta muita madeira, óptima contra cavalaria leve, duração um pouco elevada.
Opção 4 – D4:
6.500 Lanceiros
6.500 Espadachins
7.000 Arqueiros
Recursos necessários:
Madeira – 1.220.000
Barro – 600.000
Ferro – 940.000
Eficiência defensiva:
Def. Ger. – 772.500
Def. Cav. – 670.000
Def. Arq. – 425.000
Tempo de recrutamento: 35 dias
Conclusão: Gasta muito ferro, óptima contra vikings e boa contra cavalaria leve, é a melhor defesa que podemos ter por ser a mais equilibrada para todos os tipos de ataque, no entanto a duração é um bocado elevada.
Editado por hangman a 22/01. Às 22:59 horas
MataTD - dolas a 16/01. Às 19:07 horas.
Agora vou fazer combinações com Cavalaria Pesada.
Não irei usar mais que 1.000 Cavalaria Pesada por um motivo, tendo em conta que ocupa 6 unidades, 6 Espadachins são superiores em tudo, seja contra Vikings, seja contra Cavalaria Leve, Arqueiros a Cavalo ou Cavalaria Pesada e são mais baratos, só perde num fator, a sua velocidade. E por esse motivo é que se torna importante a Cavalaria Pesada para apoios rápidos. Com este tipo de unidades a duração do recrutamento do nosso Nuke também diminui o que é um fator que também deve ser levado em conta.
Opção 5 – D5:
4.500 Lanceiros
4.500 Espadachins
5.000 Arqueiros
1.000 Cavalaria Pesada
Recursos necessários:
Madeira – 1.060.000
Barro – 570.000
Ferro – 1.260.000
Eficiência defensiva:
Def. Ger. – 742.500
Def. Cav. – 550.000
Def. Arq. – 475.000
Tempo de recrutamento: 25 dias
Conclusão: Gasta muito ferro, boa contra Vikings.
Opção 6 – D6:
5.500 Lanceiros
5.500 Espadachins
3.000 Arqueiros
1.000 Cavalaria Pesada
Recursos necessários:
Madeira – 940.000
Barro – 570.000
Ferro – 1.220.000
Eficiência defensiva:
Def. Ger. – 707.500
Def. Cav. – 530.000
Def. Arq. – 525.000
Tempo de recrutamento: 23 dias
Conclusão: Gasta muito ferro, boa contra Vikings, duração de recrutamento razoável.
Opção 7 – D7:
3.000 Lanceiros
5.500 Espadachins
5.500 Arqueiros
1.000 Cavalaria Pesada
Recursos necessários:
Madeira – 1.065.000
Barro – 570.000
Ferro – 1.345.000
Eficiência defensiva:
Def. Ger. – 795.500
Def. Cav. – 517.500
Def. Arq. – 487.500
Tempo de recrutamento: 26 dias
Conclusão: Gasta muito ferro, óptima contra Vikings, mas fraca contra um ataque só de Cavalaria Leve.
Opção 8 – D8:
5.500 Lanceiros
3.000 Espadachins
5.500 Arqueiros
1.000 Cavalaria Pesada
Recursos necessários:
Madeira – 1.115.000
Barro – 570.000
Ferro – 1.195.000
Eficiência defensiva:
Def. Ger. – 707.500
Def. Cav. – 592.500
Def. Arq. – 437.500
Tempo de recrutamento: 24 dias
Conclusão: Gasta muito ferro e madeira, das opções defensivas com Cavalaria Pesada esta é a mais equilibrada para qualquer tipo de ataque, a duração de recrutamento é razoável.
Qual a melhor defesa?
A defesa menos dispendiosa em recursos e com mais poder defensivo para um ataque com tropas divididas é a Opção 1 sendo por isso uma óptima escolha. No entanto, em minha opinião a melhor defesa é a Opção 4 pelo poder que tem em parar Vikings e Cavalaria Leve. Ambas estas defesas têm um recrutamento superior a 30 dias o que poderá ser muito em caso de ataques iminentes.
Sendo assim, e não deixando de parte esse tipo de defesas, o melhor será mesmo fazer outros tipos de Nukes Defensivos e mais rápidos a serem recrutados.
Se o fator tempo não contasse a escolha cairia para a Opção 4 (D4) como a melhor defesa, mas os 35 dias que leva a ser feito este tipo de Nuke Defensivo NÃO é de todo boa escolha fazer em todas as aldeias defensivas.
Com o recrutamento de Cavalaria Pesada o tempo diminui por ser usado simultaneamente o Quartel e Estábulo, sendo assim a Opção 8 em minha opinião acho que tem alguma vantagem, porque?
Um Nuke Ofensivo normal e o mais utilizado é de 6.000 Vikings, 3.000 Cavalaria Leve e 300 Aríetes, a Opção 8 tem uma boa defesa contra Cavalaria Leve, reparem que 3.000 Cavalaria Leve equivale a 12.000 unidades sendo mais unidades que dos Vikings e o poder atacante da Cavalaria Leve é logicamente superior, sendo importante uma boa defesa contra este tipo de tropas. Esta Opção 8 tem uma duração no recrutamento de 24 dias, o que não é nada mal.
Agora cada um já pode tirar as suas conclusões, as opções aqui apresentadas são um exemplo, estas defesas apresentadas são impenetráveis para qualquer tipo de ataque, aguentam todas um Nuke Ofensivo, mas cada defesa tem os seus pontos fracos como também fortes cada jogador poderá optar por outras soluções de acordo com a sua forma de jogar.
Irei deixar aqui outra solução defensiva e é a mais rápida possível de ser recrutada, no caso de estarmos a ser constantemente atacados, o fator tempo é que ditará o vencedor, se formos mais rápidos que o adversário a vitória está no papo.
Opção 9 – D9:
(esta opção contém 20.100 tropas)
9.000 Lanceiros
1.850 Cavalaria Pesada
Recursos necessários:
Madeira – 820.000
Barro – 547.500
Ferro – 1.200.000
Eficiência defensiva:
Def. Ger. – 505.000
Def. Cav. – 553.000
Def. Arq. – 513.000
Tempo de recrutamento: 11 dias
Conclusão: Gasta muito ferro, defesa não muito poderosa, mas equilibrada contra um ataque de tropas ofensivas divididas, sendo muito boa para apoios rápidos, duração no recrutamento muito rápida.
Acho que é óptimo termos alguma aldeia deste tipo pela sua versatilidade e velocidade de construção. Se estivermos a ser ameaçados ou constantemente atacados, esta é sem duvida a melhor opção que temos para combater quem nos ataca ;)
Editado por hangman a 22/01. Às 23:00 horas
MataTD - dolas a 16/01. Às 19:07 horas.
A T A Q U E
Ataques, como atacar? Qual a melhor unidade?
Agora que já tratamos dos Nukes Defensivos, falta os Nukes Ofensivos para a festa ficar completa!...
As unidades atacantes que vamos usar serão Vikings, Cavalaria Leve, Arqueiros a Cavalo e os Aríetes, agora é uma questão de combinações entre essas tropas.
E se fizéssemos um Nuke Ofensivo apenas com Vikings? Ou só com Cavalaria Leve? Ou apenas com Arqueiros a Cavalo?
Não conheço ninguém que use exércitos de 19 mil Vikings, no entanto, constituem a estratégia ofensiva que mais sentido faz, matematicamente, comparando com a Cavalaria Leve é só fazer as contas da Força Atacante: 40 x 4 (população da Cavalaria Leve) dariam 160 de Força Atacante! A Cavalaria Leve tem 130 de Força Atacante!... Porem se fizermos só Vikings o ataque poderia não ser tão eficiente em todas as aldeias... Bastava encontrar alguém com boa defesa de infantaria (DG) e lá se iam os machados lol
Portanto a melhor opção no ataque é usarmos também a Cavalaria Leve e/ou os Arqueiros a Cavalo.
Porque usar Cavalaria Leve?
Porque se a defesa do adversário tiver Espadachins, a Cavalaria Leve ajuda a destruir uma maior quantidade!
E porque usar Arqueiros a Cavalo?
Para destruir Arqueiros caso o inimigo os tenha!
E aríetes serão mesmo necessários?
Nos primeiros ataques ao inimigo, é super importante o uso de Aríetes. Os Aríetes são essenciais, pois eles atacam ANTES das tropas, derrubam parte da Muralha, reduzindo a força de defesa do oponente e permitem que as tropas sofram menos baixas. NUNCA ataquem sem Aríetes, a não ser que a aldeia inimiga esteja sem muralhas e/ou pretendam fazer um ataque rápido.
E porque não usar catapultas também?
As catapultas em minha opinião acho desperdício de população, podem dar jeito apenas para ataques estratégicos, seja contra a Praça de Reunião ou Fazenda ou Edifício Principal. Não aconselho ninguém a apontar para a Muralha, pois NÂO são tão eficazes, as catapultas atacam DEPOIS das tropas atravessarem a muralha, não ajudando, portanto na redução das nossas baixas durante o ataque.
Convém relembrar que antes de atacar alguém há que planear, mande batedores, acho uma peça fundamental num ataque e até na defesa, dos 830 de população restante, não é má idéia serem de batedores, dando 415 batedores, não são muitos, mas deverão ser suficientes para nos dar informações do inimigo, ver quais são suas fraquezas e o que mandar para o ataque...
Aríetes, fundamentais para derrubar a MURALHA do inimigo, MURALHA é defesa, acabando com esta, a defesa do inimigo ficará muito fraca.
Com os relatórios dos batedores, basta fazer a simulação.
Construir uma Aldeia Ofensiva:
Aldeia exatamente igual à Aldeia Defensiva.
Edifício Principal (nível 20)
Quartel (nível 25)
Estábulo (nível 20)
Oficina (nível 5)
Academia (nível 1)
Ferreiro (nível 20)
Praça de Reunião (nível 1)
Estátua (nível 1)
Mercado (nível 18)
Bosque (nível 30)
Poço de Argila (nível 30)
Mina de Ferro (nível 30)
Fazenda (nível 30)
Armazém (nível 30)
Esconderijo (nível zero)
Muralha (nível 20)
População: 3.170 habitantes
Pontuação: 9.638 pontos
Usando este tipo de aldeia restam-nos 20.830 unidades para termos um Nuke Ofensivo.
Vou incluir a Eficiência Atacante de cada Nuke Ofensivo, esta eficiência é a percentagem de baixas que proporciona ao inimigo, estatísticas retiradas das várias simulações efetuadas na Praça de Reunião contra os diversos Nuke Defensivos.
(Nukes Defensivos com muralha nível 20, moral 100% e fator sorte zero)
(Cada opção contém 20.000 tropas)
Opção 1 – A1:
19.000 Vikings
200 Aríetes
Recursos necessários:
Madeira – 1.140.000
Barro – 570.000
Ferro – 760.000
Força Atacante: 760.000
Não usar contra defesas do tipo: D2 (eficiência atacante de apenas 36 %)
Eficiência Atacante contra Nukes Defensivos sem Cav. Pesada: 64 %
Eficiência Atacante contra Nukes Defensivos com Cav. Pesada: 58 %
Eficiência Atacante contra um Nuke Defensivo do tipo D9: 100 %
Tempo de recrutamento: 30 dias
Conclusão: Apesar de ser um Nuke muito pouco usual a sua força atacante é excelente, sendo 100% eficaz contra uma defesa tipo D9, gasta muita madeira e duração no recrutamento muito elevada.
Opção 2 – A2:
6.500 Vikings
3.000 Cavalaria Leve
300 Aríetes
Recursos necessários:
Madeira – 855.000
Barro – 555.000
Ferro – 1.070.000
Força Atacante: 650.600
Não usar contra defesas do tipo: D3 (eficiência atacante de apenas 47 %)
Eficiência Atacante contra Nukes Defensivos sem Cav. Pesada: 57 %
Eficiência Atacante contra Nukes Defensivos com Cav. Pesada: 65 %
Eficiência Atacante contra um Nuke Defensivo do tipo D9: 78 %
Tempo de recrutamento: 10 dias
Conclusão: Este Nuke é o mais usual por toda a comunidade, a sua força atacante é excelente, boa contra defesas com tropas em quantidades divididas e que tenham Cavalaria Pesada, a duração no recrutamento é rápida.
Agora vou fazer um Nuke com alguns Arqueiros a Cavalo, não vou usar mais de 500 Arqueiros a Cavalo pelo seguinte motivo, estatisticamente 52 Arqueiros a Cavalo conseguem matar 500 Arqueiros com uma muralha de nível 20. Este próximo Nuke, é um Nuke generalizado, resulta na maior parte das situações, mas nem toda a defesa é igual. Por isso após termos algumas aldeias com este tipo de Nuke, outros Nukes com diferentes especializações DEVEM ser feitos.
Opção 3 – A3:
6.250 Vikings
2.500 Cavalaria Leve
500 Arqueiros a Cavalo
250 Aríetes
Recursos necessários:
Madeira – 887.500
Barro – 537.500
Ferro – 1.000.000
Força Atacante: 635.500
Eficiência Atacante contra Nukes Defensivos sem Cav. Pesada: 57 %
Eficiência Atacante contra Nukes Defensivos com Cav. Pesada: 64 %
Eficiência Atacante contra um Nuke Defensivo do tipo D9: 76 %
Tempo de recrutamento: 10 dias
Conclusão: Nuke poderoso e eficiente para todo o tipo de defesa, sendo 7 % melhor contra defesas que contenham Cavalaria Pesada, duração no recrutamento é rápida.
Também há quem use somente Cavalaria Leve no seu Nuke Ofensivo, e garanto que também é uma boa opção:
Opção 4 – A4:
4.750 Cavalaria Leve
200 Aríetes
Recursos necessários:
Madeira – 653.750
Barro – 515.000
Ferro – 1.227.500
Força Atacante: 617.900
Não usar contra defesas do tipo: D3 (eficiência atacante de apenas 34 %)
Eficiência Atacante contra Nukes Defensivos sem Cav. Pesada: 57 %
Eficiência Atacante contra Nukes Defensivos com Cav. Pesada: 66 %
Eficiência Atacante contra um Nuke Defensivo do tipo D9: 65 %
Tempo de recrutamento: 14 dias
Conclusão: Gasta muito ferro, boa força atacante, sem os aríetes é óptimo para ataques rápidos principalmente contra aquelas aldeias que estão sem muralha, óptima contra defesas que contenham Cavalaria Pesada.
Para finalizar vou incluir mais um Nuke Ofensivo, com o objetivo de equilibrar a Força Atacante com as diferentes defesas DG, DC e DA. Ficando do seguinte modo este Nuke:
Opção 5 – A5:
6.250 Vikings
1.500 Cavalaria Leve
1.250 Arqueiros a Cavalo
300 Aríetes
Recursos necessários:
Madeira – 965.000
Barro – 522.500
Ferro – 872.500
Força Atacante: 595.600
Eficiência Atacante contra Nukes Defensivos sem Cav. Pesada: 56 %
Eficiência Atacante contra Nukes Defensivos com Cav. Pesada: 60 %
Eficiência Atacante contra um Nuke Defensivo do tipo D9: 100 %
Tempo de recrutamento: 10 dias
Conclusão: Nuke muito bom para todo o tipo de defesas, 100 % eficaz contra uma defesa tipo D9, duração no recrutamento rápida.
Conselhos importantes:
Todas as aldeias que pretendes atacar, devem ser espiadas antes, mediante o relatório dos batedores deve ser enviado uma das opções atacantes em cima descritas, deve-se obrigatoriamente incluir Aríetes nos primeiros ataques para derrubar por completo a defesa e muralha, os Nukes que mais me agradaram neste estudo que fiz foi o A4, A2 e A3, mas mediante os relatórios obtidos pelos batedores é que se poderá decidir qual a melhor Nuke Ofensivo a usar.
Usem o simulador na Praça de Reunião, é uma excelente ferramenta de “guerra”.
Para facilitar um pouco as coisas:
- Uma defesa rica em lanceiros – Usar um Nuke Ofensivo rico em Vikings – Ex: A1 – 19.000 Vikings + 200 Aríetes.
- Uma defesa rica em Espadachins – Usar um Nuke Ofensivo rico em Cavalaria Leve – Ex: Opção 4 (A4) – 4.750 Cav. Leve + 200 Aríetes.
– Uma defesa rica em Arqueiros – Usar um Nuke Ofensivo rico em Arqueiros a Cavalo - Ex: Opção 5 (A5) – 6.250 Vikings + 1.500 Cav. Leve + 1.250 Arqueiros a Cavalo + 250 Aríetes.
- Uma defesa rica em Cavalaria Pesada – Usar um Nuke Ofensivo rico em Cavalaria Leve – Ex: Opção 4 (A4) - 4.750 Cav. Leve + 200 Aríetes.
- Uma defesa com tropa equilibrada e sem Cavalaria Pesada – Usar um Nuke Ofensivo generalizado, a Opção 5 (A5) é a melhor, mas a Opção 3 (A3) também é uma boa escolha.
- Uma defesa com tropa equilibrada que contenha Cavalaria Pesada – Usar um dos Nukes Opção 4 (A4), Opção 2 (A2) ou a Opção 3 (A3).
Para terminar e não menos importante, como é um Mundo com igreja no caso de o ataque ou defesa ser numa zona não religiosa as percentagens desce para metade das que coloquei, é bom recordar o pormenor da área de acção da igreja...
Cada um deve ter uma estratégia a seguir, o que escrevo aqui só serve de exemplo, pois daqui podem-se tirar algumas conclusões e definir a nossa melhor táctica.