# Estratégias e Técnicas de defesa #
Existem quatro maneiras diferentes de defender, e para seres verdadeiramente um top player tens de aprendê-las a todas.
A primeira é stacking. Esta e a habilidade mais importante para defender, e também uma das mais efectivas. Esta estratégia é basicamente mandar tropas para a aldeia que esta a ser atacada de modo a matar as tropas atacantes, mas por mais simples que pareça muitos jogadores falham ao fazê-la, eles ou mandam poucas tropas ou escolhem mal quais as aldeias que devem suportar.
Quando usas esta técnica deves evitar:
- Defender aldeias que não tem a muralha maximizada.
- Defender com menos de 30k tropas defensivas
- Defender apenas com cavalaria pesada
- Usar tropas ofensivas para defender
O objetivo do stacking é maximizar as perdas do atacante minimizando as tuas.
Defender aldeias ao contrario de atacar permite usar exércitos tão grandes quanto queiras e tendo em conta como é calculado o sistema de batalha e uma grande vantagem. Nenhum ataque pode ter mais de 20k de população total (excepto se a aldeia tiver bônus de fazenda) que quando combinado com uma muralha maximizada da à vantagem ao jogador defensor.
Se fores inteligente com as tuas tropas defensivas podes derrotar o atacante sem teres muitas perdas, só precisas de te lembrar que quantas mais tropas defensivas tiverem menos morrem.
A próxima estratégia é bloquear nobres. Esta estratégia é muito diferente de stacking e requer grande planejamento e um timming perfeito, e se não fores capaz de perceber com que tropa estas a ser atacada esta estratégia não te será útil.
O objetivo desta estratégia não é matar os exércitos ofensivos, mas sim deixá-los atacar em vazio para depois matares os nobres, esta estratégia é extremamente arriscada, mas pode ser usada para ganhares mais tempo se precisares de te manter vivo por algum tempo ou se tiveres poucas tropas.
Mas como foi dito estratégia é arriscada, normalmente a um senão, a tua aldeia perde a muralha o que torna futuras defesas extremamente arriscadas, e esta estratégia requer que estejas online 24/7 para poderes descobrir com que tropas estas a ser atacado e há sempre a possibilidade dos nobres estarem a ser escoltados por uma grande exercito o que torna praticamente impossível a defesa, mas se a estratégia for bem utilizada um jogador pode aguentar-se praticamente para sempre com um número mínimo de tropas.
O próximo método é o contra ataque. Se estiveres sempre a defender nunca podes contra atacar, as tropas ofensivas reconstroem-se mais depressa que as defensivas por isso se não contra atacares estarás a lutar uma guerra perdida, e alem disso podes sempre usar as tuas tropas ofensivas para matar as tropas ofensivas do outro jogador.
Primeiro passo para esta estratégia e identificares quais das aldeias do jogador são ofensivas e quais são defensivas, o segundo passo é usares o teu exército ofensivo para atacar as aldeias ofensivas do outro jogador, esta é a melhor maneira de imobilizar um jogador, a única contra partida e que o jogador pode remover as tropas quando atacas. A melhor maneira para assegurar o sucesso e fazeres as tuas tropas chegarem La segundos depois de o exercito ofensivo dele voltar.
O ultimo método de defesa é o menos ortodoxo, mas dos mais eficazes que é: reconquistares as tuas aldeias. Este método consiste em deixares o outro jogador conquistar a tua aldeia, e ate podes mesmo baixar-lhe a lealdade de modo a que o atacante perca os seus nobres a reconquistar-se a si mesmo e depois tu reconquistas-a novamente. Esta estratégia faz o teu rival gastar recursos nos nobres que perdeu e pode também perder o seu exercito se constantemente continuar a reconquistar-se.
Este método é fulminante visto que as Tropas do atacante se anulam mutuamente e facilita muito a recuperação da Aldeia, e ele até conseguir recuperar das perdas vai pensar duas vezes antes de voltar a atacar
Espero que vos tenha dado algumas luzes, se não dei é bom sinal,
é sinal que já as tinham.
Algumas notas:
Não exagerem a defender uma única aldeia quando têm tempo de acumular lá tropas. Deixem sempre alguma reserva para o caso do inimigo mudar de alvo.
Ter 10.000 Lanceiros, Espadachins e Arqueiros, com 2.000 ou 4.000 C. Pesada, é geralmente mais do que suficiente. Mais do que isso só se forem muitos jogadores a atacar a mesma aldeia. Depende mesmo da situação em si.
Procurem ter as tropas equilibradas. Não tenham apenas um tipo de tropa a defender. Não funciona tão bem.
Nem sempre temos a opção de usar o stacking.
É quando não há tempo ou tropas para acumular, que devem tentar meter defesa no meio do comboio de nobres. Se isso também não for possível, é que podem enviar dois nobres a chegar logo a seguir ao último nobre inimigo. Notem que quando o inimigo conquista a aldeia, a lealdade passa para 25, ou seja, um nobre pode não ser suficiente: enviem dois quando for assim.
A exposição está quase por ordem de opções mais lógicas de defesa (excepto o contra-ataque, que é uma categoria à parte).
Aliás, sempre que possível, contra-ataquem. Nem que seja para manter o atacante preocupado também com as aldeias dele. Enquanto as tropas defensivas defendem, as de ataque devem ir em direção ao inimigo. Não as tenham em casa à espera de um ataque surpresa. Guardem apenas uma limpeza para reconquistar a aldeia, caso seja necessário.
Falem com os companheiros perto da vossa aldeia atacada. Funciona muito melhor combinar com os que estão perto do que esperar que os que estão longe consigam apoiar a tempo. Falem também para preparar contra-ataques caso a aldeia seja perdida.
Tenham batedores para não facilitar que o inimigo possa adquirir informação facilmente. Mesmo quando têm uma boa defesa, devem ter batedores para deixar o atacante a adivinhar a força defensiva.